segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

História da Salvação - Reis - 3ª Parte

Vale de Jezrael
Após a morte de Acab, em 852 a.C., seu filho Ocozias subiu ao trono de Israel e reinou durante dois anos. Durante seu curto reinado, ele manteve práticas de idolatria. Morreu em conseqüência dos ferimentos após ter caído de uma janela. Por não ter deixado filhos, seu sucessor foi seu irmão Jorão.

Jorão reinou durante doze anos e manteve as práticas de idolatria. Entretanto, mandou derrubar a estela de Baal. Estelas eram monumentos usados em cultos pagãos. Durante o seu reinado, o rei Mesa de Moab revoltou-se e deixou de pagar tributos a Israel. Jorão ainda fez aliança com os reinos de Judá e Edom, a qual lutou contra o reino de Moab e o derrotou. Para fazer frente ao rei Ben-Hadad de Aram, ele fez uma aliança com seu sobrinho Jorão, que então reinava em Judá. A guerra contra o rei de Aram não obteve sucesso, sendo que Ben-Hadad chegou a cercar Samaria. Enquanto Jorão de Israel estava se recuperando dos ferimentos de batalha em Jezrael, Jeú, que era seu general, rebelou-se e o assassinou. Jeú ainda perseguiu o rei Ocozias de Judá e o feriu. Além disso, ele mandou assassinar Jezabel, a qual foi empurrada de uma janela em Jezrael. Segundo narram as escrituras, ela foi devorada pelos cães e somente seus ossos foram encontrados. Com a morte de Jorão e o fim de sua família, Jeú ocupou o trono de Israel.

Jorão, filho de Josafá, reinou em Judá durante oito anos, tendo subido ao trono em 851 a.C. Ele se casou com uma mulher da família de Acab chamada Atalia. Durante seu reinado, Edom se libertou de Judá e constituiu seu próprio rei. Após a sua morte, seu filho Ocozias assumiu o trono e reinou por apenas um ano. Durante seu governo, Judá perdeu também o reino de Lebna. Nesse tempo, os reinos de Judá e de Israel estavam aliados numa guerra contra o rei de Aram. Depois que Jeú assassinou Jorão de Israel, pôs-se em perseguição a Ocozias e o feriu. Ocozias, então, refugiou-se na fortaleza de Meguido, onde veio a falecer. O Livro das Crônicas, entretanto, conta que Ocozias foi detido em Jezrael e entregue a Jeú, que então o executou.

A época destes reis foi a época em que o profeta Eliseu exerceu suas atividades. De uma maneira geral, foi uma época de decadência para os dois reinos, os quais perderam uma considerável parte das terras que dominavam e envolveram-se em constantes conflitos com os povos vizinhos.

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina